eng
competition

Text Practice Mode

Uma Lição do Rei Salomão

created Wednesday October 08, 23:40 by tecale


0


Rating

431 words
0 completed
00:00
Um pai educou muito bem o filho, dando-lhe a letra, mas não lhe dando a ciência do mundo. O filho pediu para sair, percorrendo as terras, e o pai lhe entregou dinheiro. O filho ganhou o mundo e gastou tudo quanto tinha. Não querendo voltar para casa pobre como Jó, soube que o remédio era procurar o reio Salomão e pedir um diretório (conselho). Foi o rapaz ao palácio, bateu palmas, o rei Salomão mandou que ele subisse e sentasse. O moço sentou-se e contou seu caso. O rei Salomão disse:
- Todos aparecem aqui chorando miséria e eu arranjo tudo, mas esquecem o bem.
-Eu não esquecerei.
- bebeu café? - perguntou o rei Salomão.
-Senhor, não, rei -senhor!  
Salomão mandou preparar o café. Neste momento riscou uma carruagem e vieram dizer ao rei que procuravam o rapaz para um recado urgente. O moço foi saber o que era. Era um tio seu, rei, que morrera, deixando a coroa e o reinado para ele.
- s'embora receber a coroa! Disse Salomão.
O moço foi, recebeu a coroa, ficou num palácio lindo. Salomão se vestiu de padre velho, com um bastão, e foi se arrastando até o palácio do rei. Não mandaram ele subir.
_Pergunte o que ele quer - disse o rei.
Salomão, se fazendo de padre velho, contou que queria um lugar para um seu sobrinho, que era também padre.
-Venha depois! -mandou dizer o rei.
Dias depois Salomão voltou, sempre se fazendo de padre velho. Não mandaram ele subir, nem sentar, nem preparar café. Bateu palmas e o criado desceu para ver quem era. Voltou e disse ao rei que era o padre velho da outra vez.
- Qual é a conversa? -Perguntou o rei. O criado contou o pedido do padre velho. O rei, dentro, gritou.
- Diga a ele que mande o sobrinho limpar cana nos engenhos!
Assim que disse essas palavras, sumiu-se palácio, o reinado, a coroa, os vestidos bonitos. O moço ficou com a roupa rasgada como dantes e sentado na mesma cadeira, diante do rei Salomão.
Nesse momento chegou o criado trazendo o café. O moço compreendeu que tudo aquilo fora uma mágica do rei Salomão para experimentar se ele tinha ou não orgulho. E, como provara que era orgulhoso, ficou muito triste. O rei Salomão mandou o moço tomar o café  e disse:
- Você mandou meu sobrinho impar as canas nos engenhos. você ou volte para a casa de seus pais.  
O moço, envergonhado, voltou para a casa dos pais e nunca mais tornou a ser orgulhoso.

saving score / loading statistics ...